sábado, 12 de fevereiro de 2011

Clichês

Clichês

Um dos defeitos da escrita mais frequentes a ser evitado é o clichê. Por clichê entenda-se aquelas palavras ou frases que constituem lugar comum, chavão. É usado nas situações mais diversas, pelas mais diferentes pessoas, como a fórmula que a tudo resolve. Maria Teresa F. Rocco, analisando as redações apresentadas no vestibular da FUVEST, colheu alguns clichês assim distribuídos:
1. Clichês amorosos:
Trêmula da emoção, coloco o CD a tocar, adormeço no compasso do meu coração jovem que se enche de tanta dor diante do amor não compreendido.

2. Clichês paisagísticos:
Os pássaros cantam, o sol brilha, é uma manhã maravilhosa. A manhã que pedi aos céus para ser palco das minhas dezoito primaveras.

3. Clichês familiares:
Este foi o aniversário mais feliz da minha vida, pois mamãe sempre boazinha, tão paciente e dedicada, preparou-me uma linda festa surpresa.

4. Clichês existenciais:
Não posso mais ficar aqui de braços cruzados. Preciso de alguém para dar-me um empurrão inicial, para começar a galgar os degraus desta longa caminhada que é a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!