sábado, 12 de fevereiro de 2011

FÁBULA: O fazendeiro, seu filho e o burro


O fazendeiro, seu filho e o burro
Um fazendeiro e seu filho viajavam para o mercado, levando consigo um burro. Na estrada encontraram algumas moças salientes, que riram e zombaram deles:
- Já viram que bobos? Andando a pé, quando deveriam montar no burro!
O fazendeiro então ordenou ao filho:
- Monte no burro, pois não devemos parecer ridículos.
O filho assim o fez.
Daí a pouco, passaram por uma aldeia. À porta de uma estalagem estavam alguns velhos, que comentaram:
- Ali vai um exemplo da geração moderna: o rapaz muito bem refastelado no animal, enquanto o velho pai caminha com suas pernas fatigadas.
- Talvez eles tenham razão, meu filho, disse o pai. Ficaria melhor se eu montasse e você fosse a pé.
Trocaram de posições.
Alguns quilômetros adiante, encontraram camponesas passeando, as quais disseram:
- A crueldade de alguns pais para com os filhos é tremenda! Aquele preguiçoso, muito bem instalado no burro, enquanto o pobre filho gasta as pernas.
- Suba na garupa, meu filho. Não quero parecer cruel, observou o pai.
Assim, ambos, montados no burro, entraram no mercado da cidade.
- Oh! , gritaram outros fazendeiros, que se encontraram lá. – Pobre burro, maltratado, carregando uma dupla carga! Não se trata um animal dessa maneira. Os dois precisariam ser presos. Deveriam carregar o burro nas costas em vez dele carregá-los.
O fazendeiro e o filho saltaram do animal e carregaram-no. Quando atravessaram uma ponte, o burro, que não estava se sentindo confortável, começou a coicear com tanta energia, assim que os dois caíram na água.


MORAL: QUEM QUER AGRADAR TODO MUNDO NÃO AGRADA NINGUÉM.

(Extraído da Revista Novo Olhar. Nº 37 Jan/Fev 11.)

O que são fábulas?

Fábula é uma narrativa figurada, na qual as são animais que ganham caracteristicas humanas. Sempre contém um moral por sustentação, constatada no final da história. É um gênero muito versátil, pois permite diversas maneiras de se abordar determinado assunto. É muito interessante para crianças, pois permite que elas sejam ensinadas dentro de preceitos morais sem que percebam.
Fábula é uma história narrativa que surgiu no Oriente, mas foi particularmente desenvolvido por um escravo chamado Esopo, que viveu no século VI a.C., na Grécia antiga. O local de seu nascimento é incerto. Eventualmente, morreu em Delfos. Na verdade, todos os dados referente a ele são discutíveis e trata-se mais de um personagem lendário do que histórico. certo é que as fábulas a ele atribuídas foram reunidas pela 1ª vez em 325 a.C. por Demétrio de Falero. Esopo teria sido um escravo que foi libertado por seu dono por ficar encantado com as suas fábulas. essas serviram de base para recriações de outros escritores ao longo do século.

(Wikipedia) / Revista Novo Olhar. Nº 37 Jan/Fev 11.)
Imagem: http://1.bp.blogspot.com/-XR5FrdUxOHs/VDCsaLOyZyI/AAAAAAAAdJg/AppbltqS0pA/s1600/burro.JPG

4 comentários:

  1. Ñ É A MELHOR MAS AJUDOU NA MINHA NOTA!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. kkkkkkkkkkkkkkk!!!!!!
    demais

    ResponderExcluir
  3. kkkkkkkkkkkkkkkk ajudou na minha tbm
    kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  4. THEY ARE HELLO OLA GENTE SOU AMERICANA MAS APRENDI UM POUCO SOBRE POTUGUES E AGORA ADORO LER HISTORIA EM PORTUGUES E ESCREVER ESSA LINGUA TAMBEM COMO ESTOU FAZENDO BAY

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!