quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Nunca diga...

A Língua Portuguesa agradece – e nossos ouvidos também...


Menas (sempre menos, pois a palavra menas não existe)
Iorgute (sempre iogurte)
Mortandela (e sim mortadela) AAAiiiiiiiiiiiiii!
Mendingo (o correto é mendigo)
Trabisseiro (sempre travesseiro) Essa é de doer!
Cardaço (o correto é cadarço)
Asterístico (o correto é asterisco)
Meia cansada (e sim meio cansada)
Trezentas gramas ( a grama trata-se de um pasto). Se você quer falar de peso, então é “o grama”: TREZENTOS gramas de mortadela.
De menor, de maior ( é simplesmente maior ou menor de idade)
Beneficiente (o correto é beneficente – Lembre-se: Beneficência Portuguesa)
Vasculhante (o certo é basculante – aquela janela de banheiro ou de cozinha)
O peixe tem espinha e não espinho. Plantas têm espinhos.
Homens dizem OBRIGADO e mulheres dizem OBRIGADA.
Hall (a pronúncia é Ról e não Rau, nem au.
Para EU fazer, para EU comprar, para EU comer e nunca, para mim fazer, para mim comprar, para mim comer... (mim não conjuga verbo, apenas eu, tu, ele, nós, vós, eles)
A pronúncia CD-ROM é igual a ROMA sem o A. Não é CD Rum, nem CD pinga, CD vodka... (ROM é a abreviatura de Read Only Memory – memória apenas para leitura)
E agora, o horror divulgado pelo pessoal do telemarketing:
Não é ... e sim...
eu vou estar mandando eu vou mandar
eu vou estar passando eu vou passar
eu vou estar verificando eu vou verificar
Muito mais simples, elegante e CORRETO!
Por último, e talvez a pior de todas:
Por favor, arranquem os malditos SEJE e ESTEJE do seu vocabulário (estas palavras não existem). O correto e SEJA e ESTEJA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!