quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Dicas para um bom estudo

DICAS PARA UM BOM ESTUDO


PORTUGUÊS:
Leia, leia, leia. Com isso você cria mais intimidade com o idioma e entende como ele funciona na prática. Não tente decorar termos gramaticais como “verbo transitivo direto” sem antes ter entendido qual a função deles.

MATEMÁTICA:
É a matéria mais abstrata de todas. Por isso requer uma dose extra de concentração. Para não ter surpresa na prova, nem pisque durante a aula, faça muitos exercícios em casa e acompanhe a correção deles em classe. É a única chance de descobrir onde errou.

CIÊNCIAS:
O que “pega” em Ciências é o festival de nomes esquisitos: esquistossomose, duodeno, celenterado... Sem tê-los na ponta da língua, é impossível ir bem na prova. Dê um apelido para o nome feio, uma palavra ou objeto com o qual você possa associá-lo. Funciona!

GEOGRAFIA:
Acompanhe as aulas fazendo anotações. Seu problema são os mapas? Ao invés de só ficar olhando, copie-os em papel vegetal, pinte e acrescente informações a eles. Por exemplo, em “cerrado”, anote: “árvores baixas de tronco retorcido”. Se um dia esse mapa cair na prova, sua memória fotográfica vai reconhecê-lo.

HISTÓRIA:
O melhor jeito de estudar essa matéria é escrevendo. Preste atenção na aula e, em caso de dúvida, pergunte depois da explicação do professor. Em casa, leia o capítulo, grife os pontos principais e faça resumos com suas próprias palavras. Escrever é também o melhor treino para as provas dissertativas!

INGLÊS:
Traga o idioma para o seu dia a dia. Traduza músicas, explore sites estrangeiros, configure seu e mail em Inglês. Não fique escravo (a) do dicionário. Preocupe-se em captar o sentido geral do texto.

Dicas extraídas da Revista Witch, Edição 50 de abril/2006. Editora Abril

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!