quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

A Língua Portuguesa agradece

GRAMA X GRAMA
Causa de muitos pecados, a palavra grama pode ser masculina ou feminina, dependendo do sentido. Com o sentido de relva, pasto, é feminina: a grama que o gado pasta... Como unidade de peso, é sempre masculino: o grama de ouro, duzentos gramas de queijo...

EU SOO MUITO
A não ser que carregue amarrado ao corpo uma sineta que soe, enganou-se de verbo, trocando soar por suar. Portanto, soar significa emitir sons, enquanto suar significa transpirar. Para corrigir a frase: Eu suo muito (Eu transpiro muito).

PREFIRO O INTER DO QUE O GRÊMIO
Sem discutir o mérito da preferência, é preciso corrigir o erro: Prefiro o Inter ao Grêmio. Outro exemplo: Prefiro o suco ao refrigerante. A preferência por “do que” em lugar de ao, além de ferir o idioma, estragaria qualquer uma das bebidas.

ELE SE ACORDOU TARDE
Ninguém acorda a si mesmo, por mais dorminhoco que seja. Uma vez acordado, acordado está. Assim, diga-se: Ele acordou tarde.

ESTOU CONVENCIDO QUE PASSAREI NAS PROVAS
Menos na de Português, a não ser que se convença “de que”: Estou convencido de que passarei nas provas.

MILHARES DE PESSOAS ASSISTIRAM O ESPETÁCULO
Pode-se deduzir, sem medo de errar, que o espetáculo não foi bom. Por quê? Porque a gente assiste o doente, o que não está bem. Quando se é espectador, a gente assiste ao espetáculo. Então, bom espetáculo!

VAI CAIR GEADA
Ao contrário da neve, que cai, a geada se forma no solo ou sobre águas paradas, não se podendo dizer que cai. Portanto: Vai formar geada...