sábado, 5 de fevereiro de 2011

História da Língua Portuguesa

HISTÓRIA DA LÍNGUA PORTUGUESA

Em tempos muitos afastados o Latim era um simples dialeto (língua rude e de pouca importância) falada no Lácio, distrito à margem do Tibre, na Península Itálica. Tornou-se depois a língua dominante da Península e foi levado pelos romanos para os países por eles conquistados, onde o adotaram, por fim para língua própria as populações vencidas e romanizadas.
As províncias romanas, entre as quais figurava a Península Ibérica, representavam uma vasta extensão geográfica, e os povos que nela aceitaram o Latim
Eram não só numerosos, mas diversíssimos em civilização, índole, costumes e tendências, de sorte que o Latim falado em todo o domínio romano continha em si poderosos germes de diferenciações dialetais, cuja completa irrupção o ensino ministrado nas escolas e a unidade política do império conseguiam coibir de certo modo.
Com a invasão dos bárbaros (povos germânicos) no século V, os quais também vieram a adotar o Latim e se tornaram povos elementos perturbadores da língua e aínda, com a quebra da unidade política pelo desmembramento do Império Romano, as diferenciações regionais acentuaram-se mais, e se tornaram tão consideráveis, que o Latim acabou se transformando em diversas línguas. A estas chamamos de neolatinas ou românicas.
As principais são o Português, o Galego, o Espanhol, o Catalão, o Francês, o Provençal, o Franco-provençal, o Itálico, o Rético e o Romeno.(...)
O Português resultou da alteração do Latim falado na Lusitânia, região ao ocidente da Península Ibérica. Esta península sofreu no século VIII invasão de árabes, que nela se estabeleceram como vencedores, não exterminando, porém, nem mesmo perseguindo as populações românicas e cristãs que lá viviam e que puderam assim conservar a sua língua, o seu romance, que é como se denomina o Latim que se tornou língua vulgar de um país. O romance peninsular existiu durante muito tempo sem ser escrito e foi-se fragmentando em várias línguas. Uma destas, a portuguesa, que, na origem, constituiu com o Galego um mesmo idioma, já devia existir no século IX, pois em documentos deste tempo , redigidos em Latim bárbaro se entremostram alguns vocábulos portugueses. Mas os documentos inteiramente escritos em Português só aparecem no século XII.
Nesse mesmo século D. Afonso Henriques, filho do conde D. Henrique, senhor do condado de Portugal, ao sul do Minho, funda a nacionalidade portuguesa, que, à custa de muitas guerras e heróicos esforços conseguiu manter a sua independência e definir o seu território no ocidente da Península Ibérica. Empreendendo os portugueses desde o século XV extensas navegações, levaram a sua língua para a África, Ásia, Oceania e América. Aqui se desenvolveu uma grande nação, o Brasil, cujo idioma nacional é o Português, não tal qual se fala em Portugal, mas com pronuncia diferente, pequenas divergência sintáticas e o vocabulário grandemente opulento por numerosas palavras indígenas e africanas, e outras criadas ou adotadas em nosso meio.
Souza da Silveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!