terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

O jornal e a publicidade

O jornal e a publicidade

O ato da escrita tem um objetivo social. Os textos são intencionalmente escritos para públicos determinados. No jornal, encontramos os seguintes tipos de texto:

A notícia;
A reportagem;
O editorial;
A crônica;
A carta do leitor;
A entrevista;
A propaganda;
Os classificados

A notícia tem o objetivo de informar o leitor de um jornal ou de uma revista a respeito de um fato. Ele deve ser resumida e informar o leitor onde e quando aconteceu o fato. Em seu aspecto estrutural, é formado por manchete e corpo do texto. A manchete deve atrair a atenção do leitor.

A reportagem pode ser considerada a própria essência de um jornal e difere da notícia pelo conteúdo, extensão e profundidade. A notícia, um modo geral, informa o fato e, no máximo, seus efeitos e consequências. A reportagem busca mais: partindo da própria notícia, desenvolve uma sequência investigativa que não cabe na notícia. Assim, apura não somente as origens do fato, mas suas razões e efeitos. Abre debate sobre acontecimentos, desdobra-o em seus aspectos mais importantes e divide-o, quando se justifica, em vários tópicos. A notícia não esgota o fato, a reportagem pretende fazê-lo.
Elementos da reportagem: Uma reportagem contém, normalmente, três partes:
Parte1 – Manchete: é o título da reportagem
Parte 2 – Lead (lê-se: “léd” e significa: conduzir) é um resumo, que aparece, geralmente, no início da reportagem.
Parte 3 – Corpo: é a parte da reportagem que desenvolve o assunto, apresentando detalhes do fato principal.

O editorial: a imprensa, principalmente a escrita não apenas tem o objetivo de informar o público dos fatos ocorridos, mas também de expor sua opinião a respeito dos acontecimentos sociais, políticos, econômicos e culturais. A seção de um jornal que traduz essa opinião chama-se editorial.
O editorial representa, portanto, a opinião de um jornal sobre um fato e vem acompanhado das evidências dessa opinião. Nele, o redator não veicula apenas suas ideias, mas as de todo um grupo. Na composição de um editorial, devem-se distinguir fato e opinião.
Fato: informa o que acontece
Opinião: Interpreta o que acontece
A opinião baseia-se em fatos e traduz a visão de alguém sobre um determinado fato ou acontecimento.

A crônica: Outra forma de composição escrita bastante frequente em jornais e revistas é a crônica. Nela, o autor expressa sua opinião a partir de uma observação detalhada das coisas, das pessoas e da vida. Diante de um fato, o cronista faz inferências não apenas com a razão, mas também com a sensibilidade.
Nesse sentido, a crônica distingue-se do editorial por dois motivos:
1º) O editorial representa a opinião de um jornal ou de uma revista; a crônica, ao contrário, o ponto de vista de uma pessoa sobre a realidade cotidiana.
2º) No editorial, predomina uma linguagem objetiva e jornalística; na crônica, uma linguagem subjetiva e literária.

A carta do leitor: Nos jornais, há um espaço reservado para o leitor dar sua opinião, fazer sugestões, apresentar críticas, discordar de um ponto de vista. Enfim, é um espaço de que o leitor dispõe para expor seu ponto de vista a respeito de qualquer assunto, podendo, assim participar da formação da opinião pública. É necessário que se faça uma revisão cuidadosa do texto, observando comprovação, clareza e correção.

A entrevista: Constitui uma das principais fontes de informação de um jornal e está presente, direta ou indiretamente, na maioria das notícias que ele publica. A finalidade de caracterizar um texto jornalístico como entrevista é permitir que o leitor conheça opiniões, ideias, pensamentos e observações de personagem da notícia ou de pessoa que tem algo relevante a dizer. O segredo de uma boa entrevista está na elaboração de um bom roteiro de informações sobre o entrevistado e o tema de que ele vai falar.

A propaganda: No jornal, na revista, no rádio, na televisão, no outdoor, na internet, você encontra, com muita frequência, propagandas.
São vários os objetivos de uma propaganda:
a) Divulgar uma marca;
b) Anunciar um produto;
c) Vender um produto;
d) Promover a imagem de uma empresa...
A propaganda normalmente é produzida para atingir a um determinado público. De acordo com esse público, a propaganda utiliza uma linguagem específica, seja quanto ao texto, seja quanto à imagem.

Os anúncios classificados: Há nos jornais e nas revistas uma seção reservada aos anúncios classificados, ou somente classificados. São anúncios de oferta e procura de bens, utilidade e serviços publicados em seções especializadas de jornais e revistas. Geralmente, de pequeno formato e sem ilustrações são feitos por particulares ou por empresas, têm baixo custo e prestam-se principalmente à divulgação de mensagens de compra, de venda ou de aluguel de imóveis, serviços profissionais, empregos, etc.
Fonte: Língua Portuguesa no Ensino Médio – Hermínio Sargentim

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