quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Discurso direto e discurso indireto


A narração e os tipos de discurso

Agora você aprenderá como introduzir o discurso direto (registro da fala dos personagens) em meio a uma narração, bem como transformá-lo em discurso indireto.
O primeiro passo é conseguir diferenciar o discurso indireto do discurso direto. Veja estes exemplos:

Discurso indireto:O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou a um funcionário onde ficava a cidade mais próxima. Ele respondeu que havia um vilarejo a dez quilômetros dali.

Discurso direto:O rapaz, depois de estacionar seu automóvel em um pequeno posto de gasolina daquela rodovia, perguntou:
_ Onde ficava a cidade mais próxima?
_ Há um vilarejo a dez quilômetros daqui – respondeu o funcionário.

Observe o exemplo de discurso direto. Antes do registro da fala do personagem existe um travessão ( _ ) que inicia um novo parágrafo. No último período deste texto você notou que há também outro travessão, colocado antes da palavra respondeu, ele serve para separar a fala do personagem da explicação do narrador (“e respondeu o funcionário”).
Quando o narrador quer explicar qual o personagem que fala, o texto pode ser organizado de duas maneiras:

a) Primeiro explica-se quem vai falar. A frase termina por dois pontos ( : ). Abre-se ,então, um novo parágrafo para nele colocar um travessão, seguido da fala do personagem.
Observe o exemplo:
O funcionário respondeu:
_ Há um vilarejo há dez quilômetros daqui.
b) Em segundo lugar, registra-se, depois de posto o travessão, a fala do personagem. Na mesma linha coloca-se outro travessão e, em seguida, a frase pela qual o narrador explica quem está dizendo aquilo (iniciada por letra minúscula).
Observe o exemplo:
_ Há um vilarejo há dez quilômetros daqui _ respondeu o funcionário.
Observação:Há verbos que se caracterizam por introduzir a fala do personagem, ou mesmo explicar quem está fazendo a afirmação registrada depois do travessão. Denominam-se “verbos de elocução” e alguns exemplos deles são: falar, perguntar, responder, indagar, replicar, argumentar, pedir, implorar, comentar, afirmar e muitos outros.

Um comentário:

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!