Leia o seguinte trecho:
“Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei para baixo e vi um menino...”
A autora apresenta os fatos, os detalhes, de forma lógica, construindo um conjunto de ideias com harmonia. Observe:
“Pois bem, estava eu ali, muito entretida, examinando os livros, quando de repente senti que alguém me puxava pela manga. Olhei pra cima e vi um homem...”
Esse trecho apresenta problemas de coerência: as ideias não combinam; é incoerente uma pessoa alta, através de um puxão na manga, chamar a atenção de outra.
Em um texto, as ideias são encadeadas pelos conectivos – elementos que estabelecem a coesão e explicam a relação de sentido entre os enunciados.
Observe os elementos de coesão do trecho e a relação que estabelecem:
“Pois bem, estava eu ali,... os livros.
Retoma a narração Advérbio usado para se
inicial após a referir a um local
interferência da anteriormente mencionado.
narradora.
1. Os fatos só adquirem significações completas, exatas, quando analisados em seus contextos originais. Nos trechos narrativos a seguir, observam-se incoerências, exatamente pela ausência desse contexto. Identifique-as.
a)A turma da Márcia, para encerrar o ano, organizou uma excursão à Bahia. Ela estava radiante. Finalmente conheceria Salvador. Em sua bagagem nada poderia faltar: biquínis, cangas, sandálias, shortinhos de lycra e cachecóis.
b)Para seu Antônio, o anúncio da Prefeitura de que teria de desocupar o seu barraco foi um choque. Não conseguia se imaginar longe de sua casinha. A importância do projeto da Prefeitura era inquestionável. Seria construída ali uma barragem que solucionaria o problema da falta de água na região. Sem dinheiro para se mudar e carregar suas lembranças, seu Antônio optou por transformar sua casa em palafita.
2. Que informações você acrescentaria aos trechos do exercício anterior para desfazer as incoerências?
3. Una os enunciados com elementos de coesão adequados:
a)Ela não gostava de filmes de ficção. Pediu a sua mãe que lhe comprasse uma cópia de Jurassic Park.
b)Ela foi à praia. Estava chovendo muito. Voltou para casa.
Cada tipo de texto, dependendo do objetivo que se propõe tem características próprias em relação à forma, à linguagem ou ao conteúdo. Entretanto todos eles devem apresentar qualidades que os tornem facilmente entendidos pelo leitor ao qual se destinam. São imprescindíveis em um texto: clareza, concisão, correção, precisão e originalidade.
Ao escrever um texto, devem-se evitar palavras com sons repetitivos ou desagradáveis, palavras de sentido inconveniente, etc. Observe a seguir alguns exemplos:
a)Li com emoção os versos daquela canção. Meu coração palpitava forte. Que sorte ler aquelas linhas naquele momento. Foi um alento; passei a enxergar os fatos com mais tato.
Veja como ficaria melhor:
Li emocionada os versos daquela canção. Meu peito palpitava intensamente. Que sorte ler aquelas linhas naquele instante! Foi um alento; passei a enxergar melhor os fatos.
b)Na vez passada ela veio com essa mesma conversa, querendo me convencer que ela tinha toda a coleção de Jorge Amado, mas eu a conheço e sei que, numa conversa franca, ela nunca ganha de mim; por isso vou continuar insistindo: ela está mentindo.
Veja como ficaria melhor:
Anteriormente ela veio com essa mesma conversa, querendo me convencer de que tinha toda a coleção de Jorge Amado, mas eu a conheço e sei que, numa conversa franca, ela jamais ganha de mim; por isso vou continuar dizendo: ela está mentindo.
c)Era um leitor compulsivo e como todo leitor compulsivo não podia ver um livro que queria lê-lo; por isso não via a hora de chegar em casa para ler o livro que acabara de comprar: A moreninha.
Veja como ficaria melhor:
Como todo leitor compulsivo, estava ansioso para chegar em casa e ler a sua última aquisição: A moreninha.
d)Comprei um livro muito bom ontem. O livro fala sobre a floresta amazônica.
Veja como ficaria melhor:
Ontem, comprei um livro muito bom, que fala sobre uma floresta amazônica.
Observação:
Alguns aspectos da linguagem trabalhados aqui podem, dependendo do contexto e do modo de elaboração, transformar-se em qualidade. A exploração da sonoridade, por exemplo, é um recurso próprio da linguagem poética, o que é, muitas vezes, resultado de repetições, ecos, redundâncias.