A dissertação consiste na ordenação de um assunto sobre tema escolhido, selecionando dados e expondo ideias.
• Requisitos para uma boa dissertação:
→ sistematizar os dados reunidos;
→ coordená-los;
→ interpretá-los coerentemante.
• Tipos
→ dissertação expositiva;
→ dissertação polêmica.
a) dissertação expositiva:
O autor pode reunir material de fontes diversas e desenvolver uma exposição compreensiva do assunto, baseado no que foi coletado. Esse tipo de dissertação exige do expositor informação atualizada.
b) dissertação polêmica:
O autor, além de reunir dados e expô-los com pertinência, apresentará posicionamentos apoiado em razões e evidências.
Este tipo de dissertação é feito a partir de assuntos polêmicos, encadeando ideias que se desenvolvem através de argumentos.
Na dissertação polêmica, há seleção de prós e / ou contras; o autor deve focalizar o assunto proposto, questionando-o e procurando solucioná-lo através de uma análise.
Exige conhecimento razoável, uma habilidade: capacidade de persuasão.
Estrutura:
• Introdução
• Desenvolvimento
• Conclusão
→Introdução: Propõe a ideia núcleo da dissertação, devendo ser clara, precisa e preparatória. Localiza e caracteriza o fato.
→Desenvolvimento: Consiste em ordenar progressivamente os dados, opiniões, aspectos que o tema envolve e fundamentá-los através de razões, exemplos e provas.
→Conclusão: É a parte final da dissertação e deve encerrar, coerentemente, uma síntese clara da posição assumida
Exemplo de dissertação
Observe:
Assunto: A violência
Delimitação do assunto: A banalização da violência
Após a delimitação do assunto estabelece-se um objetivo para a flexão de argumentação. Esse poderá variar de acordo com os argumentos que se possui. Pode-se ter a intenção de escrever para:
a) Mostrar as relações de causa e consequência;
b) Apresentar argumentos favoráveis e contrários;
c) Fazer uma retrospectiva histórica.
Considere o esquema a seguir:
Assunto: A violência
Delimitação do assunto: Banalização da violência
Objetivo: Mostrar que a violência se encontra tão inserida no cotidiano que, muitas vezes, passa despercebida.
Introdução:
“A violência está de tal forma inserida no cotidiano que, muitas vezes, passa despercebida. Na televisão, fonte de lazer de muitas pessoas, destacam-se programações repletas de agressividade. Além disso, a publicidade feita em cima das armas de brinquedo exerce forte influência sobre as crianças.”
Observação: A introdução nada mais é que o próprio objetivo adaptado ao texto.
Agora que a introdução foi redigida, o desenvolvimento é o segundo passo, que poderá conter um ou mais parágrafos, respeitando as ideias que transmitir ao leitor. Por exemplo:
Idéia 1- O incentivo à competição na infância.
Idéia 2- A tecnologia e as armas de brinquedo.
Uma vez selecionadas duas ideias como principais, haverá um desenvolvimento com dois parágrafos. Observe a sequência a seguir:
“O predomínio de atos violentos na televisão é constante. As produções infantis, por exemplo, apresentam diversas situações em que as crianças, na ânsia de competição, agem como verdadeiros gladiadores. Os filmes seriados mais famosos são aqueles que têm heróis os quais conhecem as mais variadas formas de combate. Isso sem falar nas telenovelas, recheadas de mortes. Assim, percebe-se quão difícil é fugir a essa incidência.
Por outro lado, as armas, embora sendo irreais, são objetos de grande quantidade de comerciais televisivos. Esse fato só vem contribuir para o aumento da violência. A criança ao ver novos lançamentos de armas desse tipo, quer estar sempre atualizada e ter o último e o mais agressivo dos armamentos de brinquedo. Aliás, é notório como a tecnologia está cada vez mais a serviço da promoção da violência. Então, cabe aos pais resistirem às solicitações dos seus filhos e orientá-los no sentido de desfrutarem de brinquedos alternativos.”
Após a redação do desenvolvimento, a conclusão acontece pela retomada do assunto com uma posição acerca do que foi explanado. Essa posição pode ser contra ou a favor, ou ainda afirmar que em vista da complexidade do assunto seria necessária uma análise mais profunda da situação.
O importante é o resgate do tema com uma ideia nova, um argumento novo que sirva de reflexão para o leitor. Confira a conclusão a seguir:
“Dessa forma há que se dizer que a sociedade moderna encontra-se diante de uma tarefa árdua.
Pra que a médio e longo prazo a violência diminua significativamente, é indispensável repensar hábitos educacionais, socioculturais e, sobretudo, aqueles relacionados ao uso das riquezas produzidas pelo trabalho humano.”
Em virtude da necessidade de escrever com coesão eis alguns articuladores que poderão servir para iniciar o parágrafo da conclusão.
- Dessa forma,...
- Mesmo assim,...
- Em vista dos argumentos apresentados,...
- Em virtudes do que foi mencionado,...
- Assim,...
- Levando em conta do que foi observado,...
- Por outras idéias apresentadas,...
- Tendo em vista os aspectos observados,...
- Por tudo isso,...
- Dado o exposto,...