sábado, 26 de março de 2011

Ano novo, vida nova!


Ano Novo, vida nova!


Cada mês do novo ano é uma oportunidade para mudar de vida adotando hábitos simples.
Muitas vezes o problema é a carreira toma conta logo no início, e o projeto de vida vai ficando para depois. Mas saiba que é possível. Com pequenas mudanças e adoção de hábitos simples, todos de uma vez ou um pouquinho por mês, levar uma vida mais saudável, afastando doenças, riscos ou curando incômodos frequentes. Que tal começar logo?


JaneiroMexa-se de uma vez por todas!Todos sabem das vantagens de se movimentar para melhorar a saúde física e mental. Nosso corpo não foi feito para ficar parado, enferrujando e agregando gordura. Aproveite o primeiro mês do ano para colocar isso em prática. Lembre-se meia hora do seu dia não faz grande diferença agora, mas lá na frente será um depósito valioso para sua melhor qualidade de vida.

FevereiroComa mais frutas!Elas são ricas em fibras e preciosos nutrientes para manter as doenças longe e melhorar o funcionamento do organismo. Você não tem tempo para fazer as refeições com calma? Não tem problema, até na pressa a fruta é uma boa opção, afinal, uma maçã ou uma pera não ocupam tanto espaço na bolsa e podem ser consumidas mesmo em sua rotina agitada.

MarçoDurma!
As férias e os feriados longos já passaram. Você já está fazendo algum exercício e comendo frutas todos os dias, então já são dois meses saudáveis. Agora é sono. Acostume o organismo a dormir cedo e em poucos dias você vai sentir a diferença. As horas dormidas antes da meia noite são importantíssimas para “recarregar” seu corpo. Um bom sono ajuda até a emagrecer. Prepare-se, arme-se com um bom livro. Mantenha-se firme neste propósito que o investimento vale muito a pena.

AbrilTome água!Somos basicamente água. Não é exagero. Nosso corpo é 65% constituído de água. Só nos músculos concentramos 75% dela e no cérebro 78%. As orientações são de 2 litros diários aproximadamente de água pura (não de refrigerantes, nem sucos). Comece de manhã com um belo copo para despertar o organismo e fazer a faxina matutina. Bebe mesmo sem ter sede, porque , se esperar para sentir vontade, isso indica que a desidratação já começou. A água é responsável por fazer uma limpeza no organismo e carregar as toxinas para fora, ajudando também no ritmo do intestino, o que refletirá no humor e na pele. Fique de olho na sua urina, quanto mais claro e transparente melhor, mas é bom saber: esqueça-se de toma-la junto com a refeição. Esse hábito deve ser abandonado, pois estufa o estômago e prejudica a digestão.

MaioDescubra um hobby!Ter algo para pensar e fazer além da rotina de trabalho é uma forma saudável de estimular seu cérebro e ganhar boas doses de endorfina. Acredite: fazer algo que lhe traga prazer vem junto com mais disposição e maior rendimento no trabalho. Já pensou no que gosta de fazer? Invista em você! A vida não é só trabalho. Qualidade de vida também está ligada ao bem estar emocional. Ler livros e revistas, cultivar plantas, caminhar à toa pelo bairro, fazer trabalho social numa entidade ou comunidade carente, simplesmente balançar na rede ouvindo uma música gostosa... O importante é se concentrar, uma vez por semana que seja, em algo fora de sua rotina familiar, de trabalho e que lhe traga realização. Aproveite este mês para descobrir seu hobby e praticá-lo.

JunhoDesfrute do integral!São inegáveis as vantagens da industrialização, mas essa modernização também foi responsável pelo empobrecimento dos alimentos, jogando fora a parte nutritiva deles. Estamos falando dos integrais. Do arroz ao trigo, passando por vários outros cereais a alimentação humana moderna está cada vez mais branca e pobre. Mas você pode virar o jogo no seu cardápio simplesmente substituindo o arroz branco pelo integral, o pão francês pelo de cereais, e assim vai. Adotar semente como de linhaça ou girassol nos pratos do dia a dia, ou algumas colheres de aveia ou farelo de trigo também é um investimento seguro. As fibras são “vassourinhas” que limpam a sujeira do organismo, além de empurrar a gordura para fora. Sente seu intestino preso e tem fome pouco tempo depois de comer? Analise bem se não estão faltando fibras no seu prato. Um pouquinho todo dia faz um tremendo bem para sua saúde.

JulhoComa menos!Parece bobagem, mas quem come menos, vive mais, muito mais e melhor. Via de regra comemos muito além do que precisamos para manter o organismo ativo. É lógico que não precisamos ser faquir para ter saúde, mas a menos que você seja um superatleta que queima milhares de calorias todos os dias, é hora de repensar a quantidade que leva à boca. Diversos estudos provaram em laboratório que a redução de até 65% da ingestão diária de calorias está associada a maior longevidade. A explicação é complexa, mas trocando em miúdos, há um menor desgaste das células mitocondriais e, consequentemente, menos morte celular. De acordo com os cientistas do Instituto Nacional de Envelhecimento, dos Estados Unidos, se aplicada em humanos, a redução calórica elevaria a expectativa máxima de vida de 120 para 170 anos. Uau! Nem precisa tanto assim, mesmo porque é preciso cuidado com a desnutrição; todavia, bem que reduzir seu prato em um terço ou não repeti-lo já são boas medidas de prevenção. Que tal tentar isso nesse mês? Já que é friozinho, invista em sopas nutritivas no jantar, para começar.

AgostoImporte-se com o que realmente importa!Ok! Todos sabemos que o trabalho e a carreira são fontes de satisfação e merecem tempo e dedicação. Agora, pense num instante em quem ficaria com você caso um doença batesse a sua porta? Na certa não seria seu chefe, nem seus amigos de festa ou seus clientes fiéis. Na listagem das pessoas mais importantes da sua vida aposto que sua família, esposo, esposa, pais ou filhos ocupam os primeiros lugares. Contudo é provável que na correria da rotina, eles acabem nas últimas posições no quesito atenção. É hora de reverter isso! Seis meses do ano já se foram e quantos passarão até que você se dê conta do que perdeu? Dê prioridade ao que é importante já. Arrume um tempinho na agenda para brincar com seus filhos, conversar com seu (sua) esposo (a), telefonar ou marcar um almoço com os pais, ter um dia na semana para toda a família se reunir é um boa maneira de começar esse investimento que trará grandes lucros.

SetembroSaúde espiritual!Por mais céticos que alguns cientistas sejam, eles precisam admitir vez ou outra que a fé tem grande poder curativo e que pessoas com tendências espirituais se curam mais facilmente de enfermidades – graves, inclusive – do que as que não tem crenças. Coincidência? Acaso? Não. Acreditar em Deus, num Ser superior que te criou e que cuida de você faz os encargos da vida serem menos pesados. A esperança é um presente divino que alguns rejeitam. Reveja seus conceitos, pondere seus valores e aceite a fé que pode deixar a sua vida mais feliz. Se você não entende muita coisa, leia a Bíblia e procure ajuda para compreender o que considera difícil. Depois de experimentar todo, várias pessoas confessaram que acharam paz e transformação de vida com a leitura desse livro milenar que, no mínimo, vai trazer saúde mental e conhecimentos a mais. Vale o investimento!

OutubroDesligue a TV!A telinha – e aí vale o vídeo game, computador e outros atrativos tecnológicos - , rouba momentos preciosos do seu dia, além de influenciar negativamente sua rotina. Duvida? Inúmeros estudos comprovam a relação da obesidade infantil ao tempo desperdiçado na frente da televisão. Somam-se aí a oferta de produtos nada saudáveis e o estímulo da violência. Já temos um trio danoso para a saúde em vários aspectos. Sem falar que ela pode ser um empecilho para o convívio familiar. Ok, não precisa fugir para um retiro isolado da tecnologia, mas reduzir as horas gastas na frente da TV aproveitando esse tempo para conversar com os amigos, praticar exercícios ou ler um livro, somará pontos positivos na sua saudável mudança de hábitos.

NovembroDê um tempo para o estresse!Parece fácil de falar e difícil de fazer, já que estresse é tido como o mal do século e gatilho para várias doenças. Os últimos estudos dão conta de que a barriguinha que insiste em permanecer adornando a cintura é um dos efeitos colaterais do estresse que dispara hormônios como o cortisol. Dar um basta não é fácil, mas é perfeitamente possível. Para começar, desligue do trabalho após o horário do expediente. Esqueça os e-mails e, se possível, até o celular. Não guarde mágoas e procure resolver logo os problemas, para que eles não cresçam a ponto de sufocar você. Para não ficar desesperado com o que tem para fazer, coloque tudo no papel e vá riscando, conforme realizar cada atividade.

DezembroRelaxe!Depois de tantas mudanças positivas, você já estará se sentindo melhor no fim do ano. Mas ninguém é de ferro e um dos hábitos importante para se adquirir antes de o ano acabar é relaxar e descansar com certa regularidade. Nem estamos falando de aproveitar bem as férias. É o descanso rotineiro mesmo, aquele do fim do dia e de uma folga semanal. Tirar um tempo sagrado para descansar o corpo e mente é um dos investimentos mais rentáveis que você pode fazer por sua saúde. O próprio Criador separou o Sábado para isso. Que tal escolher esse dia para esquecer o trabalho, problemas. O fato é que uma pausa semanal no ritmo da vida pode fazer milagres para seu bem estar e melhorar sua saúde. Experimente e adote esse novo hábito para fechar com chave de ouro este ano que pode ser o início de uma nova fase, muito mais saudável.
Fabiana Bertotti (colaboradora especial de Vida e Saúde)
Revista Vida e Saúde / Janeiro de 2011.

Imagem: http://mcseguranca.com.br/wp-content/uploads/2016/01/mc2016.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!