domingo, 8 de março de 2009

TRAJETÓRIA DA ORTOGRAFIA PORTUGUESA NO BRASIL

Os textos apresentados a seguir ilustram a trajetória da ortografia portuguesa, no Brasil, de 1500 a 2009, ano do início da vigência do Acordo Ortográfico de 1990.
1500 - Trecho final da carta de Pero Vaz de Caminha ao Rei de Portugal, D. Manuel
(...) a ela peço que por me fazer simgular merçee man de vjnr da ylha de san thomeee jorje desoiro meu jenro. o que dela receberey em muyta merçee. beijo as mããos de vosa alteza. deste porto seguro da vosa ylha de vera cruz oje sexta feira primeiro dia de maio de 00. pero uaaz de camjnha.
SIMÕES, Henrique Campos. As cartas do Brasil. Ilhéus: Editus, 1999
1808 - excerto de jornal
A Suprema Junta de Hespanha foi installada a 25 do passado no Palácio Real de Aranguez. Esta ceremonia foi grande, interessante e solemne. Depois de se dizer Missa, e de terem os Membros prestado juramento, se fizerão algumas formalidades militares depois do que se intallou solemnemente a dita Junta (...)
GAZETA do Rio de Janeiro, sábado, 24 dez 1808. In: Arquivos da Fundação Biblioteca Nacional
Após 1943
(...) Estava sentado na mesa, tomando minha caneca de café, com o pão sêco e mastigando tudo sem pressa alguma.. Como sempre apoiava o cotovêlo na mesa e fitava a folhinha pregada na parede. (...)
VASCONCELLOS, José Mauro. O meu pé de laranja lima. São Paulo: Melhoramentos, 1968.
Após 1971
(...) Você não é, em nenhum sentido, auto-responsável, um agente livre, mas um dependente submisso, esperando e recebendo punições e recompensas. Evoluir dessa posição de imaturidade psicológica para a coragem da auto-responsabilidade e a confiança exige morte e ressurreiçã. Esse é o motivo básico do périplo universal do herói. (...).
CAMPBELL, Joseph. O poder do mito. São Paulo: Palas Athena, 1990.
Após 2009
(...) Você não é, em nenhum sentido, autorresponsável, um agente livre, mas um dependente submisso, esperando e recebendo punições e recompensas. Evoluir dessa posição de imaturidade psicológica para a coragem da autorresponsabilidade e a confiança exige morte e ressurreição. esse é o motivo básico do périplo universal do herói (...).
Trecho adaptado à grafia conforme Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa - 1990

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!