sábado, 14 de abril de 2012

Números Romanos


Uso dos números romanos


Atualmente, os números romanos estão em desuso, inclusive nos relógios não digitais. As escolas não ensinam mais a sua leitura, pois no mundo informatizado não há espaço para eles.
O Manual do Estadão recomenda que se usem os romanos apenas em nomes de reis, papas e nas transcrições de leis: "Parágrafo 4.º -IV – a inelegibilidade de que trata esse parágrafo...". Nos demais casos, como séculos, capítulos, guerras, governos, planos, projetos, usinas, naves espaciais, zonas, distritos, regiões, festas, feiras, congressos, conferências, simpósios, competições esportivas, usar algarismos arábicos mesmo.
As regras usuais na numeração romana usual foram:
1. Os símbolos básicos: I (um), X (dez), C (cem), M (mil), com os valores intermédios V (cinco), L (cinqüenta) e D (quinhentos). Valores acima de mil são representados por traços horizontais em cima das letras. Veja exemplo no quadro abaixo.
2. Os símbolos não são repetidos mais do que três vezes. De 1 a 5: I, II, III, IV. De dez a 50: X, XX, XXX, XL. De 100 a 500: C, CC, CCC, CD. Assim por diante.
Veja alguns números:
I – 1, II – 2, III – 3, IV – 4, V – 5, VI – 6, VII – 7, VIII – 8, IX – 9, X – 10, XI – 11, XIX – 19, XX – 20, XXX – 30, XL – 40, L – 50, LX – 60, XC – 90, C – 100, CC – 200, CD – 400, D – 500.

(Manual de Redação do Estadão)
http://pesprojetoseducacionais.com.br/pes/wp-content/uploads/2014/04/numero-romano.jpg

Um comentário:

  1. oi gente eu me chamo ester dos santos rabello eu aprendi numeros romanos gostei muito eu aprendi com a professora vania mollon bischof i ii iii iv v vi viii vii viii ix xix obrigado ja e meia noita amanha eu vo pra escola 7 horas da manha eo dia enteiro achei muito legal vou continuar pesquisando beijos meu fans eu sou arainha eser mas eu me chamo ester beijos pra todo mundo que ler obrigado xauuuuuuuuu

    ResponderExcluir

Deixe aqui seu comentário! Obrigada!