sábado, 28 de fevereiro de 2009

NASCE A NOVA ORTOGRAFIA



Não estranhe ao deparar-se com a palavra linguiça sem o trema, porque ele foi extinto. Nem ao ler que o passageiro sofreu um enjoo durante o voo. A partir de 1º de janeiro de 2009 entrou em vigor as novas regras que mudam 0,5% das palavras usadas no Brasil. Não há motivos para aflições se houver dificuldades. A reforma concede um prazo de transição, que termina em dezembro de 2012. Durante estes quatro anos, ninguém poderá ser punido por escrever pela norma antiga, nem mesmo em vestibular ou concurso público.
Proposto em 1990, o Acordo Ortográfico unirá a escrita de 8 países – Brasil, Portugal, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné-Bissau, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. O Brasil foi o primeiro país da Comunidade dos Países da Língua Portuguesa (CPLP) a implementar a reforma. Somente a ortografia será unificada entre os países lusófonos. A pronúncia, as relações gramaticais e as diferenças de significados particulares de cada país permanecem as mesmas.
Mesmo com um índice relativamente baixo de interferência no léxico, desde que sua concretização veio à tona o Acordo divide opiniões e causa acalorados debates.
O principal motivo da mudança está no fato de que o português é o único idioma do mundo com duas ortografias oficiais, ocorrência que atravanca a redação de documentos e tratados internacionais, assim como dificulta a divulgação e a promoção do idioma e a publicação de obras de interesse público. A unificação também tenciona favorecer a definição de critérios para exames e certificados de português para estrangeiros, beneficiar o intercâmbio entre os países lusófonos e estreitar as relações diplomáticas entre os países lusófonos.
Houve críticas à reforma, mas, como é irreversível, os favoráveis tratam de apontar as vantagens. Além de estimular a circulação de livros entre países lusófonos e ampliar o interesse de estrangeiros por seu aprendizado, o português poderá se tornar um dos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas (ONU). Confira as novas regras ortográficas:http://www.atica.com.br/novaortografia/index_.htm

Fonte: Zero Hora (1º/1/09) e Revista da Língua Portuguesa
Imagem: https://revistajornalistas.files.wordpress.com/2012/10/tirinhanova-ortografia.jpg