domingo, 29 de maio de 2011

Profª Amanda Gurgel

Profª Amanda Gurgel

Esta professora do Rio Grande do Norte, lançou a Campanha, no programa Domingão do Faustão, que pede o investimento de 10% do PIB na Educação, é uma bandeira histórica dos educadores brasileiros.

Poucas horas depois de ser lançada no programa, a expressão "dez por cento do pib já" figurou no topo da lista dos assuntos mais comentados na rede mocroblogs twitter.

Este movimento vem em boa hora para dar visibilidade aos anseios dos trabalhadores em Educação e dos vários segmentos que defendem uma Educação pública de qualidade.

O texto do projeto de lei nº 8.035, que trata das metas do Plano Nacional de Educação, que irá vigorar de 2011 a 2020, traz a proposta de "ampliar progressivamente o investimento público em Educação até atingir, no mínimo, o patamar de 7% do produto interno bruto do país".

No entanto, o percentual pleiteado pelos vários segmentos da Educação é de 10% imediatamente, vislumbrando chegar a 15% do PIB.

Dentre as metas previstas no projeto de lei, estão alfabetizar todas as crianças até, no máximo, os oito anos de idade; oferecer Educação em tempo integral em 50% das escolas públicas de Educação básica; assegurar, no prazo de dois anos, a existência de planos de carreira para os profissionais do magistério em todos os sistemas de ensino.

Atualmente o investimento em Educação no Brasil gira em torno de 4% a 5% do PIB nacional.
Assista ao vídeo da Professora Amanda Gurgel onde fala aos deputados em audiência pública:
Professores, vamos nos mobiliar! Em primeiro lugar colocando-nos a par dos acontecimentos! Em segundo lugar refletindo sobre a importância e a responsabilidade do nosso papel na sociedade, e, por último, percebendo que, uma mudança positiva para o nosso país passa pela educação!

Assista ao vídeo da Profª Amanda Gurgel:


quarta-feira, 4 de maio de 2011

Trava línguas

Uma coletânea de trava línguas
(Hélio Consolaro )

Alguns trava-línguas para facilitar o trabalho de fonoaudiólogos, professores, atores, locutores, enfim, profissionais que precisam de uma boa dicção. E também para aquelas brincadeiras entre amigos e familiares.
O dicionário Houaiss escreve que trava-língua é uma espécie de jogo verbal que consiste em dizer, com clareza e rapidez, versos ou frases com grande concentração de sílabas difíceis de pronunciar, ou de sílabas formadas com os mesmos sons, mas em ordem diferente.
1) Casa suja, chão sujo
2) No meio do trigo tinha três tigres.
3) Três pratos de trigo para três tigres tristes!
4) A vaca malhada foi molhada por outra vaca molhada e malhada.
5) Atrás da porta torta tem uma porca morta.
6) A naja egípcia gigante age e reage hoje, já.
7) A babá boba bebeu o leite do bebê.
8) A rua de paralelepípedo é toda paralelepipedada.
9) Bagre branco, branco bagre.
10) Bote a bota no bote e tire o pote do bote.
11) Caixa de graxa grossa de graça.
12) Essa trava é uma trova pra te entravar. Entravar com uma trova é uma trava de lascar!
13) O tatuador tatuado tatuou a tatua do tatu. Tatua tatuada enfezada, tatuou o tatu e o tatuador já tatuado!
14) Num ninho de mafagafos, havia sete mafagafinhos;
quem amafagafar mais mafagafinhos, bom amagafanhador será.
15) Luíza lustrava o lustre listrado; o lustre lustrado Luzia.
16) Cozinheiro cochichou que havia cozido chuchu chocho num tacho sujo.
17) Se o papa papasse papa
Se o papa papasse pão,
Se o papa tudo papasse
Seria um papa-papão
18) Maria-Mole é molenga, se não é molenga,
Não é Maria-Mole. É coisa malemolente,
Nem mala, nem mola, nem Maria, nem mole.
19) Tinha tanta tia tantã.
Tinha tanta anta antiga.
Tinha tanta anta que era tia.
Tinha tanta tia que era anta.
20) O marteleiro acertou Marcelo com o martelo. Martelo, marteleiro, martelada, Marcelo, dor que não quero!
21) O que é que Cacá quer? Cacá quer caqui. Qual caqui que Cacá quer? Cacá quer qualquer caqui.
22) O doce perguntou pro doce
Qual é o doce mais doce
Que o doce de batata-doce.
O doce respondeu pro doce
Que o doce mais doce que
O doce de batata-doce
É o doce de doce de batata-doce.
23) Se o bispo de Constantinopla
a quisesse desconstantinoplatanilizar
não haveria desconstantinoplatanilizador
que a desconstantinoplatanilizaria
desconstantinoplatanilizadoramente.
24) O tempo perguntou pro tempo
quanto tempo o tempo tem.
O tempo respondeu pro tempo
que o tempo tem tanto tempo
quanto tempo o tempo tem.
25) O desinquivincavacador das caravelarias desinquivincavacaria as cavidades que deveriam ser desinquivincavacadas.
Imagem: http://cdn.mensagenscomamor.com/content/images/img/t/trava_lingua.jpg